terça-feira, 31 de agosto de 2010

Um jingle ou um spot bem produzido pode ser um atalho entre o cliente e um produto. Criar uma identidade sonora é uma estratégia eficaz, que aumenta as chances de o consumidor fixar uma marca comercial. Um jingle bem feito pode se transformar no elo mais forte de comunicação entre um anunciante e o consumidor. Existem até casos de empresas que já fecharam suas portas, mas suas "músicas" continuam vivas na memória das pessoas. Apesar disso, nem sempre é fácil convencer um empresário a investir na produção dessas músicas.


Por que fazer música?


Um bom texto e uma trilha agradável podem valorizar e melhorar o entendimento da mensagem que o anunciante quer passar. A elaboração de uma música (melodia, harmonia e ritmo) e a colocação de uma "letra" de acordo com o tipo de público, o perfil da empresa, as características do produto e às vezes até o veículo podem dar animação e movimento ao produto/serviço que seu anunciante deseja comercializar.

Músicas facilitam a fixação de idéias (você já deve ter ouvido falar de professores que recorrem à música para que seus alunos guardem fórmulas, tabelas e outras informações). Uma melodia destacada também é capaz de otimizar a principal mensagem (como um slogan).

Grandes cineastras defendem a idéia de que o áudio é 50% do sucesso de um filme, por isso eles investem em grandes produções também em matéria de sonoplastia. É comum ver agências de publicidade de grandes centros contratarem produtoras de áudio em separado, quando fazem vídeos.

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